O Papel dos Elementos de Coesão

Explicação sobre o papel dos elementos de coesão

 

Consideramos elementos de coesão todas as palavras ou expressões que servem para estabelecer elos, para criar relações entre elementos do discurso tais como: então, portanto, já que, porque, ora, mas, assim, daí, aí, dessa forma, isto é, embora etc.

Cada um desses elementos de coesão tem um valor específico. Além de ligarem partes do discurso, estabelecem entre elas um tipo relação semântica que pode ser de: causa, finalidade, conclusão, contradição, condição, etc. Dessa forma, cada elemento de coesão apresenta um tipo de relação distinta. Ao escrever, deve-se ter o cuidado de usar o elemento apropriado para exprimir o tipo de relação que se quer estabelecer.

O “porém”, por exemplo, manifesta uma relação de contradição: usado entre dois enunciados ou entre dois segmentos do texto, manifesta a ideia de que um contraria o outro. Observe o exemplo a seguir:

 

“Israel possui um solo árido e pouco apropriado à agricultura, porém, chega a exportar certos produtos agrícolas.”

 

No exemplo acima, faz sentido o uso do PORÉM, já que entre os dois segmentos ligados existe uma contradição. Não seria possível trocar o PORÉM pelo PORQUE, já que o “porque” serve para indicar causa. De fato, a exportação de produtos agrícolas não pode ser vista como a causa de Israel ter um solo árido.

Muitas pessoas, ao redigir um texto, não atentam para as diferentes relações que os elementos de coesão manifestam e acabam empregando-os mal, criando, com isso, ideias contrárias das que se quer expressar.

Esses elementos não são formas vazias que podem ser substituídas entre si, sem nenhuma consequência. Pelo contrário, são formas linguísticas portadoras de significado e exatamente por isso não podem ser usadas sem critério. A coesão do texto é afetada quando se usa o elemento de coesão inadequado.

Veja em RELAÇÕES DOS ELEMENTOS DE COESÃO, a título de exemplo, as relações que alguns elementos de coesão estabelecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *