O Parágrafo
Explicação sobre o parágrafo
Qualquer tipo de texto é dividido em unidades menores, os PARÁGRAFOS. Eles servem para indicar as mudanças na estrutura do texto como um todo, estabelecendo, de forma clara, a construção do raciocínio, desde a IDEIA BÁSICA, passando pelos argumentos, até chegar a uma CONCLUSÃO.
1) O PARÁGRAFO
É uma unidade do texto. Pode ser formado por um ou mais períodos (ou frases), organizados em torno de uma ideia-núcleo que é desenvolvida com a ajuda das ideias secundárias.
1.1 – O Parágrafo Padrão
Observe como o parágrafo abaixo foi organizado:
“A Educação é o caminho mais eficiente para a justiça social. Estudo e cultura tendem a aproximar os homens, fazendo-os não só mais solidários, como também mais preocupados com a evolução uniforme da sociedade. Assim, o equilíbrio dos direitos e a distribuição de renda proporcionam a ansiada igualdade.”
IDEIA-NÚCLEO: “A Educação é o caminho mais eficiente para a justiça social.”
IDEIAS-SECUNDÁRIAS:
1. Estudo e cultura tendem a aproximar os homens.
2. Tais capacidades os fazem mais solidários.
3. Eles se preocupam com a evolução uniforme da sociedade.
CONCLUSÃO: “Assim, o equilíbrio dos direitos e a distribuição de renda proporcionam a ansiada igualdade.”
1.2 – Os Parágrafos Específicos
1.Declaração inicial: “O baixo nível de parte da programação da televisão brasileira faz com que muitos duvidem de sua utilidade. Ênfase na violência, práticas chulas e apelação constante é o que mais se vê no dia-a-dia da televisão, e isso pouco tem de útil.” (esta é uma forma bem comum de se começar um texto)
2.Interrogação: “A opinião mais comum tem de ser, realmente, a verdade? Muitos podem considerar que fatos usuais são sempre verdadeiros, mas desconhecem as reais oposições entre o real e o imaginário.” (neste caso, a pergunta é apenas um atrativo para conseguir “prender” o leitor)
3.Definição: “Democracia é o governo do povo eleito por ele e voltado para suas necessidades, o governo democrático é a perfeita representação da sociedade.” (neste exemplo, o objetivo do parágrafo é definir o próprio significado da palavra)
4.Debate: “Apesar de a evolução tecnológica anunciar um mundo monótono e previsível, ainda há muito espaço para se acreditar na criatividade humana.” (neste caso, a intenção é fixar duas opiniões claramente diferentes)
5.Divisão: “A humanidade considera que os seus mais importantes bens são a evolução tecnológica e a preservação ambiental. Elas, na verdade, são inconciliáveis. Pode-se evoluir cientificamente sem destruir a natureza.” (há, agora, uma clara divisão, apesar de as duas ideias até poderem ser desenvolvidas de modo compatível)
6.Citação: “Como Machado de Assis já dizia: “pitangueira não dá manga”, logo não se pode esperar tal solução pelo menos entre a gente brasileira.” (aqui é clara a alusão à popular e bem-humorada frase do autor carioca)
7.Exemplificação: “Vinte e três mortos no último fim de semana em São Paulo! Não há mais dúvida, a violência e as grandes cidades estão juntas e parecem, cada vez mais, incontroláveis.” (neste caso, o exemplo inicial parece uma verdadeira manchete jornalística, servindo de base para a conclusão-tese)