Coerência e Articulação

Explicação sobre coerência textual e articulação entre as partes do texto

 

1.Coerência Textual e Uso dos Conectivos

Coerência é a ligação lógica perfeita, sob o ponto de vista significativo, entre as partes do texto, dando a ele uma unidade.

A ligação entre os pontos do parágrafo, ou mesmo entre os parágrafos, deve ser feita com bastante cuidado, já que o uso dos conectivos não é muito fácil.

 

Observe só:
“A humanidade ainda parece ter muito a aperfeiçoar em termos de tolerância e solidariedade, POIS só ter consciência disso já representa o primeiro passo.”

–> Neste caso, é ABSURDO o uso do POIS, já que a segunda oração se opõe à primeira. Deveria, então, ser usada uma conjunção adversativa, por exemplo: PORÉM, NO ENTANTO, ENTRETANTO, MAS, CONTUDO.

Deve estar claro, porém, que nem sempre o problema está no uso dos conectivos. Muitas vezes, não se usa qualquer palavra de ligação e a incoerência estraga tudo. Exemplo:

“A melhor forma de preservar a natureza é a conscientização de cada ser humano. Só descobrindo que a solução para os problemas naturais está nas ações de governo se poderá obter êxito.”

–> Neste caso, os dois períodos claramente se contradizem, se opõem, o que não lhes dá a essencial qualidade da coerência.

 

2. Articulação entre as Partes do Texto

Já que a COERÊNCIA é, na verdade, a unidade do texto, pelo menos no que se refere à lógica, à harmonia, ao equilíbrio, não se pode esquecer da importância de se articular cada parágrafo ao seu anterior.

 

Observe só:

“Muitos cidadãos ainda têm esperanças de viver numa sociedade mais justa, por isso empreendem uma luta incessante contra as desigualdades de renda.
ALÉM DISSO, também existe uma parcela significativa de pessoas que já perderam até mesmo a motivação de continuar vivendo.”

–> Repare que a expressão ALÉM DISSO é totalmente INADEQUADA. Considerando que o segundo parágrafo se opõe ao primeiro, seria mais conveniente começá-lo com:

 

a) ENTRETANTO, NO ENTANTO, PORÉM…

(conjunções coordenativas adversativas)

 

b) POR OUTRO LADO, EM COMPENSAÇÃO

(expressões de valor adversativo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *